(31) 3504-6660

Dicas de como atender a Norma de Desempenho NBR 15575

atender a norma de desempenho

Por:Alexandre
NBR 15575

25

Aug 2017

Olá! Trazemos mais algumas dicas de como atender a norma de desempenho, a NBR 15575. Sabemos que os projetistas e construtores, consultores e mesmo auditores têm ainda muitas dúvidas.

Saber o que existe no mercado hoje que pode contribuir para o desempenho das edificações torna-se uma questão fundamental.

Desta forma, resolvemos escrever este primeiro artigo com algumas dicas e indicações de produtos. Esperamos contribuir e incentivar a busca por mais informações e conteúdo relevante para todos.

A ficha técnica de alguns produtos traz informação sobre o desempenho

Se você consultar a ficha técnica de alguns produtos, como no site  http://assets.production.amanco.com.br.s3.amazonaws.com/uploads/asset/file/1546/FT_agua_friaV2.pdf, verá que há fornecedores que já disponibilizam parte da informação que precisamos.

Na ficha técnica acima, para tubulação predial em PVC soldável para água fria, podemos observar dados como a temperatura máxima nominal, pressão de serviço, vida útil, método de execução e armazenamento do material.

Desempenho acústico das instalações hidrossanitárias

Mas se a preocupação for o ruído das tubulações, existem diversas soluções no mercado. A norma de desempenho NBR 15575, parte 6, recomenda que durante a utilização de algum dispositivo hidrossanitário, o nível de ruído não supere os 42 dBA.

Assim, temos linhas de produtos de grandes fabricantes nacionais, como a Tigre Redux e a Amanco Silentium. Estes tubos possuem paredes com espessuras superiores ao convencional. Além disso, as juntas bilabiais (com anéis de vedação) aumentam a rigidez do sistema.

Caixas sifonadas com peças colocadas no fundo das mesmas (defletores) que reduzem a velocidade e o impacto dos efluentes e, assim, reduzem o ruído.

Ou ainda os chamados amortecedores acústicos (abraçadeiras metálicas revestidas de borracha), colocados entre a caixa e o prolongador reduzem o ruído causado pela vibração.

Sem falar em outras soluções como abraçadeiras e suportes com amortecedores.

O uso de mantas acústicas para tubulação, como o exemplificado no site http://www.aubicon.com.br/produtos/mantas-acusticas/sound-soft-tubulacao/, ajuda a melhorar o desempenho acústico e o conforto em ambientes residenciais, reduzindo vibrações e ruídos aéreos.

Como melhorar o desempenho acústico dos pisos?

Da mesma forma, as mantas acústicas utilizadas entre a laje e contrapiso permitem a execução de pisos que podem alcançar o desempenho intermediário ou superior, conforme laudo técnico apresentado pelo mesmo fabricante acima citado.

Portas acústicas melhoram o conforto e desempenho

O site a seguir traz soluções para portas acústicas de madeira, interessante (mas talvez não viável para todo tipo de obra) para serem utilizadas em entradas de aptos, reduzindo o ruído proveniente de halls e circulações.

http://www.multidoor.com.br/index.php/portas-de-entrada-ui/porta-acustica-ia

E como evitar a propagação de incêndio?

O uso de selantes corta-fogo em aberturas como juntas e shafts permite uma expansão quando expostos a temperaturas altas. Assim, impedem a propagação do incêndio pelas aberturas. Chegam a garantir até 3 horas de proteção.

Tiras intumescentes também podem ser aplicadas em tubulações e chegam a expandir cerca de 40 vezes quando expostas ao fogo.

Veja mais em http://www.gsdengenharia.com.br/protecao-passiva-contra-incendio/

 

Bem, em breve, traremos mais novidades e soluções existentes para ajudar no atendimento à NBR 15575.

Envie um e-mail para consultoria@prosdocimiconsultoria.com.br e teremos um imenso prazer em compartilhar mais informações com vocês!

Abraços e até o próximo!

Por Alexandre A Prosdocimi

Construtor, consultor e auditor


Compartilhe:

(31) 3504-6660