Por:Alexandre
ISO 9001
Mar 2018
Olá, pessoal! Se você vai passar por uma auditoria da nova ISO 9001 em breve, recomendo que não deixe de ler este artigo.
Trago abaixo algumas dúvidas que foram apresentadas por alguns clientes em cursos e consultorias e respostas para melhor compreender o que a ISO 9001:2015 está exigindo. Vamos lá?
Não. A ISO 9001 exige indicadores para os objetivos da qualidade. Os processos podem ser monitorados e/ou medidos para que melhor atendam aos objetivos gerais da organização. A medição do desempenho de processos através de indicadores é uma prática recomendável!
Novamente, a resposta é não! A organização deve planejar mudanças, inclusive a migração para a versão 2015 da ISO 9001. Isto não significa que precisa ter documentado um plano de ação, ok? Ações devem ser tomadas para assegurar que o sistema da qualidade continue íntegro e eficaz.
Cabe à Organização identificar as questões internas e externas que afetam o sistema da qualidade. Esta identificação é contínua e muda de empresa para empresa. Além disto, este contexto está em constante alteração ao longo do tempo e deve ser sempre considerado para que o sistema da qualidade continue eficaz. Assim, é praticamente impossível que todas as questões possam ter sido contempladas.
As ações corretivas, bem como as ações imediatas para tratamento das não conformidades, devem ser tomadas sempre sem demora indevida. Mas é impossível a norma determinar o prazo para estas ações. Cabe novamente à empresa determinar o prazo adequado para implantar e para verificar a eficácia, que são bem diferentes, correto?
Bem, estas foram apenas algumas questões. Em breve, trago mais esclarecimentos, certo? Estamos à disposição para quaisquer dúvidas. Se precisar, fale conosco!
Abraços e até o próximo!
Por Alexandre Prosdocimi
Construtor, consultor e auditor