Por:Alexandre
ISO 9001
Mar 2018
Olá, pessoal! Uma dúvida recorrente entre nossos clientes tem sido: Como atender aos novos requisitos da ISO 9001:2015?
Infelizmente, ainda tem muita empresa assustada com a mudança! E, é claro, isto não surpreende a ninguém, não é mesmo? Afinal de contas: mudanças sempre causam desconforto!
Falar em contexto da organização, partes interessadas, mentalidade de risco parece uma novidade para você? Pois descubra que, provavelmente, sua empresa está muito perto de atender a esses requisitos!!
Por isso, achamos importante passar um recado para tranquilizá-los: a mudança pode ser muito mais fácil do que você imagina!!!
Parece que algumas pessoas têm apresentado mais dificuldades, talvez até para vender facilidades!
Mas pense comigo: se sua empresa já é certificada na ISO 9001:2008, é porque, muito provavelmente, já leva em consideração pontos fortes e fracos da gestão interna, bem como considera fatores externos que possam afetar o negócio, correto?
É impossível ter uma empresa, seja do tamanho que for, e não considerar as necessidades e expectativas dos clientes, colaboradores, fornecedores, da sociedade como um todo e também dos sócios, parceiros e investidores, concordam?
E, como gerir uma organização sem pensar nos riscos e não implantar ações para reduzi-los?
Se você concorda com as questões acima, sua empresa pode estar mais perto de atender às exigências da nova ISO 9001:2015 do que você imaginava!
Isso vale também para uma empresa que busca, pela primeira vez, a certificação. A ISO 9001 não mudaria para dificultar a adesão das empresas, certo?
A mudança da ISO 9001:2015 veio para simplificar e incentivar as empresas a demonstrarem que atuam com qualidade.
Aproveite esta oportunidade e faça logo sua migração para a nova versão da NBR ISO 9001:2015. Tenho certeza que, com poucos ajustes, sua empresa, que já oferece serviços e produtos de qualidade, estará pronta para a certificação!
Abraços e até o próximo!
Por Alexandre Prosdocimi
Construtor, consultor e auditor