(31) 3504-6660

Como atender à norma de desempenho – a NBR 15575?

Norma de desempenho

Por:Alexandre
NBR 15575

20

Mar 2018

Olá, pessoal! Ainda em dúvida em como atender a NBR 15575 – a norma de desempenho para edificações habitacionais? Vamos tentar ajudá-los, ok?

 

A partir de agora, estaremos sempre apresentando aqui algumas importantes dicas de como atender à norma de desempenho NBR 15575 para edificações habitacionais. Começaremos com algumas questões que nossos clientes levantaram durante os nossos cursos ou consultorias. Prontos?

 

  • Como saber se a esquadria que estou comprando atende à norma de desempenho?

 

Antes de responder a esta questão, é importante lembrar, primeiramente, que a esquadria deve atender à norma do material, certo? No caso das esquadrias, estamos falando da NBR 10821. Esta norma traz uma série de requisitos prescritivos que devem ser obedecidos pelos fabricantes.

 

Outra questão importante é definir exatamente qual tipo de esquadria você precisa. Por exemplo, é preciso saber onde a obra encontra-se para classificação do zoneamento de vento. Precisamos saber também a altura da edificação e a linha do produto que a construtora deseja utilizar.

 

É imprescindível saber o nível de desempenho a ser atendido: mínimo, intermediário ou superior. E, com isto, qual será a vida útil de projeto.

 

Verifique, se possível e previamente, se seu fornecedor está qualificado no PSQ – programa setorial da qualidade. Até a data desta publicação, a informação não estava disponível no site do PBQP-H.

 

Além da especificação usual, o material deverá conter etiqueta com as informações sobre o nível de desempenho térmico e acústico.

 

O fabricante deverá apresentar informações a respeito da permeabilidade do ar, estanqueidade à água, resistência às cargas uniformemente distribuídas, operações de manuseio e segurança nas operações de manuseio.

 

 

  • É preciso garantir caimento dos pisos de áreas molháveis?

 

Antes de responder a esta questão, é importante conhecermos a definição de áreas molhadas, áreas molháveis e áreas secas. Vejam:

 

  • Áreas molhadas: áreas da edificação cuja condição de uso e exposição poderá resultar na formação de lâmina de água (por exemplo, banheiro com chuveiro, área de serviço e áreas descobertas).

 

  • Áreas molháveis: áreas da edificação que recebem respingos de água decorrente da sua condição de uso e exposição e que não resulte na formação de lâmina de água (por exemplo, banheiro sem chuveiro, cozinhas e sacadas cobertas).

 

  • Áreas secas: áreas onde, em condições normais de uso e exposição, a utilização direta de água (por exemplo, lavagem com mangueiras, baldes de água, etc.) não está prevista nem mesmo durante a operação de limpeza.”

 

Considerando ainda o texto da norma prescritiva NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – procedimento, de 1996 (isto mesmo, ela está válida até hoje!!!) a mesma prescreve as recomendações para caimento de piso.

 

Embora a NBR 13753 seja mais antiga, a NBR 15575 não altera o seu teor. Em seu item 4.4 – Caimento, a norma diz:

 

4.4.1 O piso de ambientes não molháveis, como quartos e salas, deve ser executado em nível ou com caimento máximo de 0,5%.

 

4.4.2 O piso interno de ambientes molháveis, como banheiros, cozinhas,  lavanderias e corredores de uso comum, deve ser executado com caimento de 0,5% em direção ao ralo ou à porta de saída. Recomenda-se que não seja ultrapassado o valor de 1,5%.

 

4.4.3 Nos boxes dos banheiros, o caimento deve estar compreendido entre 1,5% e 2,5% em direção ao ralo.

 

4.4.4 0 piso térreo externo aplicado sobre base de concrete simples ou armado deve ser executado com caimento mínimo de 1 %.

 

NOTA: O piso externo aplicado sobre Iaje deve ser executado com caimento mínimo de 1.5%.

 

Espero ter ajudado! Em breve, volto com mais informações!

 

Abraços e até o próximo!

Por Alexandre A Prosdocimi

Construtor, consultor e auditor


Compartilhe:

(31) 3504-6660